A caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que quer dizer que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta.
Apresenta vegetação típica de regiões semi-áridas com perda de folhagem pela vegetação durante a estação seca.
A vegetação da caatiga é adaptada às condições de aridez (xerófila)
Quanto à flora, foram registradas até o momento cerca de 1000 espécies, estimando-se que haja um total de 2000 a 3000 plantas.
Com relação à fauna, esta é depauperada, com baixas densidades de indivíduos e poucas espécies endermicas.Apesar da pequena densidade e do pouco endemismo já foram identificadas 17 espécies de anfíbios, 44 de répteis, 695 de aves e 120 de mamíferos, num total de 876 espécies animais, pouco se conhecendo em relação aos invertebrados.
A vegetação é distribuída de forma irregular, contrastando áreas que se assemelham a florestas, com áreas com solo quase descoberto. No meio de tanta aridez,a caatinga surpreende com suas 'ilhas de umidade e solos férteis, são os chamados brejos, que quebram a monotonia das condições físicas e geológicas dos sertões. Essas áreas normalmente localizam-se próximas às serras, onde a abundância de chuvas é maior.
Apresenta três estratos: arbóreo (8 a 12 metros), arbustivo (2 a 5 metros) e o herbáceo (abaixo de 2 metros); a vegetação é ramificada, com um aspecto arbustivo, tendo folhas pequenas ou modificadas em espinhos, estas são algumas das soluções encontradas pelas plantas para evitar a evotraspiração(perda de água pela epiderme).
Apesar do seu aspecto árido, no inicio das chuvas, este bioma perde seu aspecto rude e torna-se rapidamente verde e florido
Aspecto seco e rude
Mais verde com as chuvas
*Mineral
Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interacção de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Em resultado dessa distinção, materiais com a mesma composição química podem constituir minerais totalmente distintos em resultado de meras diferenças estruturais na forma como os seus átomos ou moléculas se arranjam espacialmente (como por exemplo a grafite e o diamante). Os minerais variam na sua composição desde elementos químicos, em estado puro ou quase puro, e sais simples a silicatos complexos com milhares de formas conhecidas. Embora em sentido estrito o petróleo, o gás natural e outros compostos orgânicos formados em ambientes geológicos sejam minerais, geralmente a maioria dos compostos orgânicos é excluída. Também são excluídas as substâncias, mesmo que idênticas em composição e estrutura a algum mineral, produzidas pela actividade humana (como por exemplos os betões ou os diamantes artificiais). O estudo dos minerais constitui o objecto da mineralogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário